Como o storytelling pode ajudar a melhorar a comunicação da sua empresa

Quando se trata de criar conteúdo de um modo que envolva os clientes, este é um termo que vem se difundindo na comunicação corporativa

 

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Duas palavras vem ganhando força nos bastidores das criações de comunicação para as marcas: contar histórias. Além dos meios de publicidade tradicionais, hoje dispomos de novos recursos que criam maior engajamento e despertam mais empatia nas pessoas. Comunicar-se bem hoje se tornou sinônimo de engajamento, relacionamento, empatia e até emoção.

O novo modelo de comunicação levou as empresas a se preocuparem mais em criar um vínculo com seus clientes do que convencê-los a comprarem o que essas marcas vendem e é aí que entra a técnica de storytelling.

Essa palavra em inglês nada mais significa do que contar uma boa história, na qual o principal objetivo é criar uma relação entre a marca e as pessoas. Portanto, coloque sua empresa na posição de protagonista dessa história a ser contada, tudo vai girar em torno desse personagem, mostrar como ele age diante das situações, quais as características dele, valores, qualidades.

Tais aspectos da sua marca devem estar muito claros, pois para despertar emoção nos clientes e um desejo genuíno de consumir aquilo que sua empresa tem a oferecer, é necessário fazer com que eles confiem em você e se vejam interessados em lhe conhecer. Por meio do storytelling sua marca vai ter uma via para mostrar seus valores éticos, os pilares da empresa, a conduta.

A técnica pode ser usada não só para mensagens mais institucionais, como também em campanhas de incentivos aos colaboradores, por exemplo. Ou para o lançamento de um novo produto, talvez.

Mas, na prática, como usar o storytelling na comunicação da sua empresa? Existe um padrão a ser seguido toda vez que eu quiser usar tal recurso?
Mãos à história

O bom storytelling, aquele que impacta de verdade, é relativamente simples de se fazer.

 

1. Introdução matadora

Aqui é preciso introduzir o assunto de maneira que cause impacto logo de início. Pense em uma abordagem que chame a atenção de quem vai consumir essa história.

2. Situação

Evidencie um episódio que necessite de uma mudança.

3. Ação

Mostre como a situação pode ser transformada, qual seria um exemplo de mudança.

4. Benefícios

Agora, apresente as soluções para o problema que você levantou lá no começo.
As marcas estão cada vez mais aderindo ao storytelling em suas campanhas de divulgação e branding. As pessoas estão muito mais interessadas em serem impactadas por histórias do que por simples peças publicitárias. Por isso, é preciso trabalhar com uma agência de comunicação disposta a ouvir os desejos e anseios da sua empresa para que tudo isso seja traduzido em uma história na qual os clientes estejam interessados em ouvir.

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